Instrumentos falsos? Denuncie!!!
- Guilherme Dardanhan
- 8 de mai. de 2015
- 1 min de leitura

Comprar instrumentos musicais pela internet requer um certo grau de experiência para evitar grandes dores de cabeça. O número de anúncios com falsificações em sites de venda/arremate é absurdo, afirma o luthier de guitarras Celso Freire, idealizador do grupo Denúncias de Falsificações - Mercado Livre. "Montei um grupo pra incentivar pessoas a divulgarem os anúncios das falsificações e denunciá-los, de forma que fique mais fácil superar esse número. Embora não tenha feito muita diferença, mais da metade dos anúncios que eu denunciei com ajuda de outras pessoas acabou excluido".
De acordo com a Lei nº 9.279 de 14 de Maio de 1996, um modelo (desenho industrial) é válido por 10 anos prorrogáveis por 3 períodos consecutivos de 5 anos, e depois cai em domínio público. Ainda de acordo com luthier, a falsificação leva a logomarca do produto original, já a cópia, apenas parece com o produto original, mas carrega uma logomarca que pertence a quem fez a cópia, "basicamente, uma cópia não tenta enganar ninguém, ao contrário de uma falsificação".
Para denunciar um produto falsificado ou tirar dúvidas sobre algum anúncio suspeito basta participar do grupo Denúncias de Falsificações - Mercado Livre.
Comments